domingo, 19 de abril de 2009

2ª ATIVIDADE Á DISTÂNCIA

MEMORIAL REFLEXIVO

Escrever um memorial sobre minha vida escolar e profissional não é muito difícil, pois tenho todas as lembranças muito vivas.
Lembro muito bem do meu primeiro dia de aula, no Instituto de Educação do Paraná, a maior escola pública de Curitiba, minha cidade natal.
Fui matriculada na turma de pré-escolar aos 5 anos de idade. Minha mãe arrumou o lanche em minha lancheira nova, de plástico cor laranja e minha avó embrulhou minha corda de pular, pois eu achei que deveria levá-la para brincar no recreio. Minha mãe me deixou na sala de aula e foi na “Cooperativa”, que ficava dentro da própria escola, para comprar meu material escolar. O ano letivo já havia iniciado há algum tempo, portanto os alunos já estavam entrosados. Eu era extremamente tímida e introvertida. Sempre dependente de minha irmã mais velha. Temos 06 anos de diferença. A professora me colocou sentada em uma mesinha com mais 03 crianças, um menino e duas meninas. Não lembro seus nomes, mas lembro muito bem que ficaram perguntando o que tinha naquele embrulho que eu carregava, fiquei em silêncio completo e eles não paravam de perguntar. Segurei-me ao máximo, até não aguentar mais e desatar em um choro convulsivo. Só fui me acalmar quando chamaram minha mãe. Ela ficou muito braba, pois ficou na fila durante muito tempo e acabou perdendo a vez. Tirou-me da sala e me levou para casa. Assim foi meu primeiro dia de aula e os que se seguiram não foram diferentes. Não conseguia me adaptar, chorava muito. Mesmo assim concluí o ano letivo. A cada ano era uma dificuldade para me adaptar à nova série e às novas professoras, que na época eram duas por sala.
Quando terminei a quarta série fui estudar em um colégio de freiras. Já estava um pouco mais madura e a adaptação não foi tão difícil. Naquele ano construí amizades que perduram até hoje. Conclui o então 1° grau e ingressei no curso de magistério por influência de minha irmã, pois ela estudara para ser professora e eu achava que comigo não poderia ser diferente. Sempre fui uma excelente aluna e adorei o curso. Quando me formei não sabia muito bem que caminho seguir em relação ao curso superior. Cabe dizer que minha irmã, diferente de mim, não era muito afeta aos estudos e concluiu o magistério por imposição de nosso pai, que a obrigou a ter uma profissão (fato este que ela agradece até hoje, tendo retomado os estudos mais tarde, hoje é pós-graduada em educação). Sendo assim, não quis ingressar na faculdade e eu, sem saber que curso escolher, resolvi prestar vestibular para psicologia em uma faculdade particular. Ao fazer a inscrição o rapaz me orientou a inscrever-me no curso de pedagogia, já que a concorrência era menor, dizendo que após concluir o primeiro ano, poderia pedir transferência. Quando chegou o final do 1° ano estava integrada na turma e optei por continuar no curso de pedagogia com habilitação em orientação educacional. Neste ano minha irmã indicou meu nome para lecionar na escola em que ela atuava. Assumi uma turma de jardim, alunos de 4 anos. No ano seguinte fomos convidadas por uma colega a entrar como sócias para montar uma escola de Educação Infantil. Aceitamos o convite, montamos a escola, mas como todo empreendimento, neste primeiro ano, tivemos grandes dificuldades e não havia verba para nos pagar um salário. Como tinha que pagar a faculdade e não queria continuar dependendo de meu pai, resolvi sair da sociedade.
No ano seguinte prestei concurso público para professor de séries iniciais na prefeitura Municipal de Curitiba e assumi uma turma de primeira série. Neste mesmo ano a Diretora da escola precisou sair de licença e fui convidada a assumir o cargo. Permaneci na direção desta escola por aproximadamente 2 anos, onde aprendi muito sobre administração escolar. Voltei para sala de aula como alfabetizadora e assim permaneci por alguns anos.

Por questões relativas ao trabalho de meu marido, mudei de cidade e de estado e fiquei afastada da educação por quase 15 anos.
Quando resolvi retornar enviei currículo à Secretaria Municipal de Educação e fui chamada para atuar na Educação de Jovens e Adultos, iniciando uma segunda etapa em minha vida profissional. Foi quando obtive a certeza de que esta é realmente a “minha profissão”.
Estava muito longe das novas propostas de ensino e entrei em uma pós-graduação em Psicopedagogia. Foi muito produtivo e consegui me inteirar plenamente do que acontecia na educação nacional. Auxiliei na elaboração da Proposta Curricular e do Projeto Político Pedagógico da EJA Municipal, onde precisei estudar sobre esta modalidade de ensino, aprendendo muito. No ano seguinte assumi também uma turma de pré-escola e consegui um desempenho muito bom, em seguida fui convidada a assumir o cargo de orientadora educacional numa escola municipal, aceitei e confesso que foi a melhor escola que tive. Aprendi muito com o Diretor e com os colegas. Atuando na parte de gestão escolar, senti necessidade de mais conhecimento na área e ingressei em uma especialização em Pedagogia Escolar – Administração, Supervisão e Orientação - que contribuiu muito com conhecimentos pedagógicos e administrativos.
Surgiu a oportunidade de prestar concurso público Estadual para o cargo de Consultor Educacional, na Gerência de Educação, orgão regional da Secretaria de Estado da Educação. Ao assumir o cargo, precisei reduzir a carga horária no município, permanecendo com 20h e mais 40h no órgão estadual.
Neste ano de 2009 fui convidada a trabalhar diretamente na Secretaria Municipal de Educação, como Orientadora Pedagógica, auxiliando no trabalho pedagógico das escolas.
Essa 2ª etapa de minha vida profissional me trouxe um crescimento ímpar tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Continuo estudando, participando de formação continuada, me atualizando, já que o processo educativo não é e não pode ser estático.
Devido aos anos que fiquei afastada, ainda falta muito para a aposentadoria, mas isso não me incomoda, pois me sinto capacitada e estimulada para atuar por muito tempo. Espero poder contribuir positivamente com a educação por muitos anos ainda, pois amo meu trabalho e tenho prazer em realizá-lo.

MARILENE CARRANO BARROS MELARA
ORIENTADORA PEDAGÓGICA
CONSULTORA EDUCACIONAL

Um comentário:

  1. Você é uma batalhadora!
    Continue sendo sempre essa pessoa prestativa e atenciosa que você é!
    Educação está no seu sangue.
    Parabéns

    ResponderExcluir